[bra'ziw]

Idiomas e Intercâmbios

Por que fazer um intercâmbio

[bra'ziw] - Idiomas e Intercâmbios - Por que fazer um intercâmbio
Visite nossa página no Facebook

Por que fazer um intercâmbio

Fazer um intercâmbio é bem mais que aprender um novo idioma.

Muito se fala sobre a importância de uma experiência de estudos no exterior, mas pouco se ouve sobre como essa ação pode, de fato, beneficiar o estudante quando retorna ao país de origem.

Ir ao exterior para realizar qualquer tipo de estudo, seja profissional, seja apenas para o conhecimento de uma nova língua, passa por um processo necessário de aprendizagem pessoal, de vivência com outras culturas e, isso, do ponto de vista do crescimento individual, por si só, já é um grande benefício.

É evidente a crescente demanda por seres denominados “críticos pensantes”, ou seja, pessoas que não apenas acatem ordens, mas que reflitam, sugiram e interajam. Muitos dos candidatos que buscam oportunidades de estudo no exterior, enfrentam dificuldade em adequar o conhecimento e sua experiência, não atingindo a ascensão profissional almejada.

A falta de uma consultoria dedicada e experiente na escolha do curso no exterior pode fazer com que a experiência seja pouco aproveitada.

O estudante que sai do Brasil, por exemplo, não tem muito claro o que poderá agregar com esse conhecimento. E o dinheiro gasto, muitas vezes com tanto sacrifício, é desperdiçado por falta de um planejamento adequado e gerenciamento de expectativas.

Antes de buscar uma oportunidade de estudo em outro país, é preciso todos os fatores envolvidos, desde os cursos oferecidos, as oportunidades de trabalho, a integração cultural de forma que, ao retornar, a experiência consiga, de fato, agregar todo o valor desejado.

Independentemente da profissão ou tipo de carreira que uma pessoa escolha, a experiência no exterior transforma sua visão de mundo e impacta positivamente suas escolhas futuras. Listamos algumas razões para você fazer um intercâmbio.

 

Ampliar sua rede de amigos

O intercâmbio vai te ajudar a desenvolver características como socialização e tolerância! No intercâmbio você conhecerá muitas pessoas interessantes de diversos países do mundo, cada uma com culturas e experiências próprias! Muitas destas pessoas se tornarão grandes amigos quem sabe até para a vida toda!

 

Conhecer novas culturas

A vida de intercambista vai lhe proporcionar vivenciar outras culturas e costumes. É incrível perceber como milhões de pessoas vivem de uma forma diferente da nossa, desde alimentação, vestuário, tradições, hábitos, etc. Você vai se surpreender como muitas coisas são completamente diferentes do que estamos habituados e ao mesmo tempo tão parecidas.

 

 

Aprender novos idiomas

É indiscutível que em um intercâmbio você aprenderá muito melhor e mais rápido um novo idioma do que em qualquer curso por melhor que seja aqui no Brasil! Durante o intercâmbio, você é imerso no idioma que deseja aprender! Isso significa contato 24 horas por dia, 7 dias por semana! Você já ouviu que a prática leva a perfeição? Pois é, nada como vivenciar essa prática, não é?

 

 

Desenvolver a independência

A vivência de um intercâmbio faz com que você aprenda a ser independente! Amadurecer é aprender a tomar conta de si mesmo, e no intercâmbio não tem jeito, é preciso sair da zona de conforto e correr atrás de seus interesses e aprender a lidar com novas situações em outra língua. Pode ter certeza que você vai voltar desta experiência muito mais independente e confiante!

 

Dar um upgrade em seu currículo

Hoje em dia é fundamental para a carreira profissional a fluência em um segundo idioma! Quando esta fluência advém da experiência de um curso no exterior é melhor ainda, pois em apenas uma linha do currículo, o empregador identifica diversas qualidades tais como: fluência em outra língua, vivência de outras culturas, amadurecimento, etc

Sair da rotina

Nada melhor do que dar um “pause” na rotina e vivenciar a experiência de um intercâmbio! Você vai se sentir de férias, mesmo estudando ou trabalhando em outro país! Novas pessoas, novos ares, novos lugares, etc. Saia da monotonia, faça um intercâmbio!

 

Se proporcione momentos inesquecíveis

Em um intercâmbio, você vai acumular momentos incríveis que ficarão guardados para sempre em sua memória. Amigos, lugares, festas, etc! É uma experiência inesquecível! Imagine a quantidade de fotos legais e histórias fantásticas, que você terá quando regressar do seu intercâmbio!

 

Uma viagem ao autoconhecimento

O intercambista vai aprender não só sobre outras culturas, mas também vai aprender a se conhecer melhor! Durante o intercâmbio você vai perceber que o mundo é muito maior do que você imaginava. Você vai perceber do que realmente gosta, o que é importante, o que sente falta, etc As emoções se afloram e você tem esse tempo para pensar e se auto-descobrir.

 

 Valorizar sua família e raízes

Durante o intercâmbio você vai sentir saudades! Saudades da família, dos amigos, da comidinha caseira, etc.

E é com a saudade que você vai perceber como essas coisas são importantes para você!

O engraçado é que quando você voltar esta saudade acaba, mas começa outra, a saudade da vida de intercambista!

 

Muitas pessoas não pesquisam sobre intercâmbio, pois acreditam que é um sonho inalcançável! A boa notícia é que há intercâmbios para todos os bolsos!

Há uma infinidade de destinos, programas, tempo de duração, forma de pagamento, etc.

Enfim, não perca a oportunidade de vivenciar esta incrível experiência!