[bra'ziw]

Idiomas e Intercâmbios

Alemanha

[bra'ziw] - Idiomas e Intercâmbios - Alemanha
Visite nossa página no Facebook


Alemanha

Terminei o Ensino Médio no Brasil posso fazer graduação de graça na Alemanha?

Na verdade, não. O certificado de conclusão do Ensino Médio brasileiro não é o suficiente para ingressar em uma universidade alemã. Os estudantes alemães precisam ter o certificado do Abitur para poder entrar na Universidade. No exterior, poucas escolas alemãs oferecem as possibilidades de fazer o Abitur.

No último ano do Ensino Médio na Alemanha, os alunos passam por algo que pode ser comparado ao nosso vestibular: uma série de provas descritivas e orais super específicas em todas as matérias que eles cursam na escola.

As notas destas provas são somadas às notas do aluno nos últimos dois anos. O peso das notas dos anos anteriores é menor, claro, mas ajuda a fazer a média total.

Tendo essa média e o certificado do Abitur, os estudantes podem se inscrever para as universidades. Assim como no Brasil, cursos mais concorridos, como medicina ou direito, exigem médias mais altas.

Quem não possui um Abitur, mas quer estudar na Alemanha tem duas opções: iniciar os estudos em uma universidade no país de origem, cursar até quatro semestres e pedir transferência.

Ou cursar um ano de Studienkolleg na Alemanha após a conclusão do Ensino Médio no Brasil. O Studienkolleg nada mais é do que um 

complemento ao nosso Ensino Médio.

Para isso, o candidato precisa ter concluído os estudos no Brasil. O Studienkolleg funciona como uma “ponte” para ajudar o estudante a se integrar na cultura acadêmica alemã. O curso é uma preparação específica para estudantes estrangeiros e voltada diretamente para a área de interesse dos estudantes.

Mas atenção: para fazer o Studienkolleg é necessário comprovar conhecimento da língua alemã antes de começar o curso. Se esse não é o seu caso, existe um visto para quem está se preparando para entrar na universidade.

Como funciona o Studienkolleg?

Em via de regra, o Studienkolleg dura um ano e é em tempo integral. Se você for um super gênio e tiver desempenho excelente, é possível encurtar o tempo para um semestre. Caso você não passe em algum semestre, é possível repetir apenas uma vez. Ou seja, a função toda pode durar, no máximo, dois anos.

No último semestre, os alunos fazem um exame final chamado de Feststellungsprüfung (FSP). Com a nota da FSP e o certificado de conclusão do Studienkolleg, você tem direito a se inscrever para qualquer universidade alemã e esta apto a fazer graduação de graça na Alemanha.

Como posso ser aceito em um Studienkolleg?

Os exames de admissão de cada Studienkolleg são bem diferentes e dependem do que o estudante pretende cursar na universidade. Geralmente, há um teste de alemão e de matemática ou somente o teste de alemão. Informações e amostras testes podem ser encontradas nos sites de cada instituição.

Quanto custa o Studienkolleg?

Assim como as universidades, a maioria dos Studienkollegs na Alemanha são gratuitos, mas taxas semestrais são cobradas. O valor depende da cidade e do tipo de curso, mas geralmente fica entre entre 100 e 400 euros por semestre. Além disso, o estudante também precisa ter dinheiro para pagar o seguro-saúde obrigatório, livros, acomodação e alimentação. Estima-se que um estudante necessite entre 600 e 750 euros por mês para se manter no país.

www.partiuintercambio.org