Inscrevendo-se em um curso de inglês de pelo menos 14 semanas você poderá obter um Visto de Estudante, que permite que estudantes trabalhem legalmente no país por até 20 horas semanais.

É possível fazer uma “progressão de estudos”, começando por um curso de idiomas, seguindo para um vocacional e finalizando numa graduação ou pós. Os programas VET’s possuem ótimo custo benefício, pois propiciam um tempo maior de estudos com um investimento menor, além de serem programas voltados para o mercado de trabalho. Muitos estudantes optam por cursos VET por conseguirem arcar com os custos do programa com o que recebem localmente trabalhando. Conhecidos como cursos vocacionais, os Vocational Educational Training são perfeitos para quem tem interesse em ingressar no mercado de trabalho australiano.

Com duração que pode variar entre seis meses a um ano, eles permitem ao estudante alcançar uma formação técnica que os torna apto para o mercado de trabalho.

Em geral, esse tipo de curso é procurado por australianos recém-graduados no ensino médio em busca de qualificação para conquistar o primeiro emprego. No caso de estudantes estrangeiros, é indicado para quem está disposto a aprender conceitos básicos de determinadas áreas e tem interesse em ficar um período maior na Austrália.

O curso VET não garante um diploma de educação superior reconhecido fora do território australiano. No entanto, muitos cursos VET têm parceria com universidades da Austrália, permitindo que os estudantes transfiram para a graduação e utilizem os certificados para eliminar matérias durante o curso.

Em geral, os estudantes não têm aulas todos os dias da semana para que possam se dedicar ao trabalho. O visto, nesses casos, autoriza 20 horas de trabalho por semana no período das aulas e 40 horas semanais durante as férias.