Via de regra, não há permissão governamental para que estudantes estrangeiros trabalhem enquanto estudam nos Estados Unidos. A única exceção é para o caso específico daqueles que possuem o visto de estudante da categoria F-1 (Academic Student) e que já estão matriculados em um curso acadêmico de ensino superior.

Existem três situações em que os estudantes estrangeiros podem trabalhar enquanto estudam nos EUA.

Durante o 1º ano

O On-Campus Employment – ou “emprego dentro do campus” – é uma categoria de emprego que não exige permissão direta do governo americano toda vez que você conseguir uma vaga. 

A jornada é de meio período e os tipos de trabalho desta categoria são exercidos dentro do campus de uma universidade ou em estabelecimento fora do campus, desde que afiliado à uma instituição educacional. 

Em circunstâncias especiais de dificuldades financeiras – entre outras, a perda de sua ajuda financeira ou do emprego dentro do campus e despesas substanciais e inesperadas como contas médicas –  o aluno tem a possibilidade de uma “Work Permit” (Autorização de Trabalho) ao estudante com um visto F-1 para trabalhar em funções fora do campus durante o primeiro ano do curso.

A partir do 2º ano

Você poderá trabalhar enquanto estuda nos EUA por meio de um Treinamento Prático Curricular (CTP) pertencente à grade curricular do seu curso ou que esteja relacionado a qualquer outro tipo de função explicitamente aprovada e patrocinada pela sua universidade.

Existem dois tipos de CPT, o Academic Program CPT (no qual os estudantes estrangeiros passam por uma experiência prática relacionada à área de estudo como um requisito obrigatório do curso, por exemplo, um estágio) e Non-required CPT (pode ser completado como crédito acadêmico, mas não é uma parte obrigatória do curso).

Com a possibilidade de ser integral e valer crédito acadêmico para que o estudante consiga manter o status do visto F-1, o CPT permite o trabalho integral, por mais de 20 horas semanais, ou de meio período, por no máximo 20 horas semanais, em uma função remunerada em dólares americanos.

Depois que concluir o curso

Uma ótima maneira de como estudar e trabalhar nos EUA é por meio de um Treinamento Prático Opcional (OPT), que também deve ser relacionado à sua área de estudo.

Existem dois tipos de OPT, o Pre-Completion OPT (permite trabalhar por no máximo 20 horas por semana durante o ano letivo e em período integral durante as férias) e o Post-Completion OPT (trabalhar tanto em meio como em período integral).

O estudante internacional pode atuar por no máximo 12 meses para cada grau de formação (por exemplo, 12 meses para bacharelado e 12 para um mestrado);

Caso o aluno tenha atuado por 12 ou mais meses no CPT em período integral, não é elegível ao OPT.