Trabalho Voluntário - Canadá
É possível fazer trabalho voluntário no Canadá nas mais diversas áreas, desde serviços triviais até outros que exigem mais qualificação
Apesar de ser voluntário, o processo não se limita a demonstrar interesse, escolher um local e começar a prestar serviços. Muito pelo contrário. Alguns órgãos exigem experiência anterior e/ou um treinamento antes de iniciar o trabalho.
As vagas são mais frequentes no verão, embora seja possível ser voluntário no Canadá durante o ano todo.
Algumas ocupações precisam de um documento especial: o work permit, que é a permissão para desempenhar algum tipo de serviço no país.
O estrangeiro que tiver a intenção de entrar para o voluntariado deve ter em mente que a permissão de trabalho é exigida. Porém, estudantes de inglês — que geralmente não possuem essa autorização — podem ser voluntários, mas há uma limitação nos serviços permitidos.
Pode-se citar entre eles a ajuda a um amigo ou membro da família, cuidar de uma criança, atuar em um centro de apoio ou em uma fazenda familiar por um período de até um mês. Serviços desempenhados em universidades também podem ser incluídos nessa categoria.
Essas atividades não competem diretamente com as principais vagas de empregos no Canadá, por isso a permissão. Para outras atribuições, é necessário o visto de trabalho.
Quem estuda cuidados da saúde também não precisa ter a permissão de trabalho, desde que esteja em um programa de estágio ou prática. O principal objetivo desse trabalho deve ser o auxílio na formação e o período da iniciativa voluntária não deve se estender para além de quatro meses.
Observadores de ambientes de trabalho e/ou acompanhantes de profissionais experientes são outros voluntários que não precisam de visto. Um exemplo é um geólogo que coleta amostras de um determinado lugar. O voluntário não precisa apenas observar tudo o que ocorre, como também pode ajudar com pequenos afazeres.
No entanto, outros trabalhos, ainda que sejam voluntários, precisam de uma permissão, pois as funções podem ser exercidas por um trabalhador remunerado.
Pode ser enquadrado um serviço prestado para uma ONG conceituada no Canadá. Como se sabe, muitos dos membros da equipe que trabalha nesses locais recebem salário e têm uma rotina similar à de funcionários de empresas. Por isso, as funções poderiam ser desempenhadas por eles.
Empresas como meios de comunicação ou multinacionais também exigem um visto. Para estudantes, qualquer serviço que não tenha ligação com sua área de estudo também precisa de comprovação.
Evidentemente, para fazer qualquer tipo de trabalho no Canadá, seja voluntário ou não, o visto de permanência no país deve estar em dia.
Através dos seguintes sites, você tem todas as informações para começar um produtivo trabalho voluntário no Canadá:
https://charityvillage.com/app/
https://www.mess.gouv.qc.ca/sacais/action-benevole/index.asp (Quebec)