Os Franceses são apaixonados por livros; raramente você verá um Francês parado sem estar lendo alguma coisa.
– O Francês não é educado (para nossos padrões); é pratico, racional e fala “na cara” o que tem que falar, não costuma dar recado e nem chamar de lado para expor o que pensa. Não há hipocrisia e nem jogo de palavras quando se conversa com um francês.
– Ser estudante na França é uma “profissão” que todos levam muito a sério. Estudar significa muita dedicação e compromisso com o futuro. Desde criança eles estudam de manhã até metade da tarde. Não há tantas festas universitárias, feriados “emendados” e atrasos, por exemplo.
– De uma forma geral são muito politizados e não seguem a “moda”. Se vestem de acordo com sua personalidade. Os Franceses respeitam os horários; atrasos são considerados muita falta de educação. Eles não tem um prato que comem todos os dias como arroz, feijão e carne, mas compram pão diariamente e comem muito queijo. Existem mais de 365 tipos de queijos e “Francês que é Francês” come queijo e pão todos os dias.
– O francês é falado em 56 países e nos 5 continentes. Cultura é isto; “viajar” pela história e respeitar os costumes e valores de todos os povos. Não há o “certo” ou “errado”, da mesma forma que nós brasileiros temos a nossa cultura.
– O beijo e as saudações em francês.
O aperto de mão é a forma mais comum de cumprimento. O beijo ou “bise” é em geral reservado a família, amigos próximos e colegas. Uma coisa que deixa muito confusa no “bise” é que ele muda conforme a região. Alguns beijam 2 vezes nas bochechas, enquanto outros beijam somente 1 vez e outros 3 vezes e em fim outros 4 vezes. O melhor conselho é de observar o que se faz e de fazer igual ou então de cumprimentar para um « salut à tous » sem beijar ninguém.
– Quando se encontra alguém pela primeira vez é normal chamar essa pessoa de senhor « monsieur », senhora « madame » ou senhorita «mademoiselle », sempre utilizando o sobrenome da pessoa, nunca o primeiro nome.
– Deve-se sempre empregar o “vous” e não o « tu » para uma pessoa que você não conhece. Obviamente isso não se aplica a família e aos amigos.